Resumo 7ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Novo Horizonte do Sul, realizada em 08/04/2025
A 7ª Sessão Ordinária de 2025 foi realizada na manhã de terça-feira, 08 de abril, no Plenário da Câmara Municipal de Novo Horizonte do Sul, sob a presidência do vereador Luiz Bogado Dilmar Miranda. A sessão teve início com a execução do Hino Municipal e a leitura bíblica realizada pelo vereador Robson Miotti.
A primeira parte da sessão foi dedicada à leitura das correspondências, onde foram apresentados os recursos federais recebidos pelo município no mês de março de 2025. Esses recursos abrangeram áreas como saúde, educação, assistência social, e programas de assistência à saúde bucal e à atenção primária.
Em seguida, foram lidos os projetos de lei nº 07, 08 e 09 de 2025, que foram encaminhados às comissões permanentes para análise e parecer. Também houve a leitura e discussão de várias indicações, incluindo a proposta da vereadora Eva Gubert sobre a construção de uma cancha de bocha e malha no complexo esportivo do município, visando promover a inclusão social e o lazer.
O vereador José Antônio, da União Brasil, apresentou uma indicação solicitando a realização de um Plano Municipal de Urbanização, com foco na arborização da cidade. Ele destacou a importância das árvores para melhorar a qualidade de vida e o ambiente urbano.
O vereador Luiz Enfermeiro sugeriu a criação de um viveiro de mudas frutíferas e para reflorestamento, destacando os benefícios para a comunidade e a promoção da sustentabilidade local.
Em relação às votações, o Projeto de Lei Ordinária nº 07 de 2025 foi aprovado em dois turnos. Este projeto altera a Lei Complementar de Fevereiro de 2005, relacionado a um convênio com a PAE. Em seguida, a moção de congratulação foi discutida, reconhecendo as conquistas de alunas e profissionais do município que ficaram em primeiro lugar no estado no programa Agrinho 2024.
A sessão também contou com o uso da tribuna pelo vereador José Antônio, que fez um apelo ao Poder Executivo sobre a necessidade de maquinários com cabines de proteção para os tratoristas da Secretaria de Agricultura, devido a incidentes com ataques de abelhas durante o trabalho.
Por fim, a sessão foi encerrada com a votação da moção de congratulação, que foi aprovada, parabenizando as alunas, professores e outros envolvidos na conquista estadual do programa Agrinho 2024.
A sessão seguiu seu curso com discussões produtivas e foi marcada pela apresentação de iniciativas voltadas ao desenvolvimento e bem-estar da comunidade local.