Resumo da 18ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Novo Horizonte do Sul — 01 de junho de 2025
A 18ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Novo Horizonte do Sul foi realizada em 01 de junho de 2025, sob a presidência do vereador Luiz Dilmar Bogado Miranda. A sessão foi aberta com uma leitura bíblica conduzida pelo vereador Robinho Miotti, que leu o trecho de Mateus 6:9-13.
Expediente
Foi apresentada a indicação da vereadora Maria da Manicure (PT), solicitando ao prefeito Ademir Barbosa do Nascimento o cascalhamento do trecho em frente à propriedade do senhor Wilson Roque da Costa, na linha Santa Rosa, lote 754. A justificativa se baseou nas más condições do trecho, especialmente em períodos de chuva, dificultando o tráfego de veículos pesados.
Ordem do Dia
Foram votados e aprovados por unanimidade os seguintes projetos:
- Projeto de Resolução nº 1/2025: Cria a Galeria das Mulheres Vereadoras da Câmara de Novo Horizonte do Sul.
- Projeto de Lei nº 14/2025: Autoriza a criação do Conselho Municipal.
- Projeto de Lei nº 15/2025: Regula a utilização de bicicletas elétricas, bicicletas artesanais com motor, cicloprotótipos e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos.
- Projeto de Lei do Executivo: Autoriza a desafetação e doação de imóvel público para a APAE — Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. A vereadora Regiane Camargo elogiou o projeto e destacou a importância do apoio à instituição.
Moção de Aplauso
A vereadora Regiane Camargo (PSDB) apresentou e teve aprovada a Moção de Aplauso nº 07/2025 em reconhecimento aos alunos:
- Lorena Fernanda de Paula
- Ana Clara Souza Fernandes
- Guilherme Ferreira da Silva
- Gabriel da Silva Paulino
Eles representaram o município nos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul, conquistando 2º lugar no vôlei de praia feminino e 3º lugar no masculino. A moção também homenageou o professor Rafael Simeone, o diretor Lindovan Peixoto, o diretor de esportes Batista Alves, e a gerente de educação Andréa Bueno de Castro, pelo apoio aos jovens atletas.
Tribuna Livre
A vereadora Inês fez uso da tribuna para cobrar novamente a construção de um guarda-corpo na Rua Tancredo Neves, onde acidentes têm ocorrido devido à falta de proteção em uma valeta. Ela alertou para a urgência da obra, reforçando que vidas estão em risco.
Encerramento
Houve a entrega simbólica da Moção de Aplauso aos homenageados, com participação de diversos vereadores e autoridades presentes. O presidente Luiz Dilmar Miranda encerrou a sessão agradecendo a presença do público e reforçando a importância da participação popular no legislativo.