Resumo da 13ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Novo Horizonte do Sul – 20 de maio de 2025
A 13ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Novo Horizonte do Sul foi realizada na manhã da ultima terça-feira, 20 de maio de 2025, sob a presidência do vereador Luiz Dilmar Bogado Miranda. A sessão teve início com uma leitura bíblica feita pelo vereador Robson Miotti, que recitou o Salmo 23.
Leitura de Correspondências
Foram apresentados os repasses de recursos federais ao município em abril de 2025, incluindo valores destinados à saúde, educação, assistência social e programas específicos como o Piso da Atenção Primária e a Merenda Escolar. Também foram lidas convocações para:
- Audiência pública sobre o Relatório de Gestão Fiscal da Saúde, marcada para 30 de maio, às 16h30.
- Programação do “Maio Laranja”, campanha de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
Projetos e Pareceres
Foi lido o Projeto de Decreto Legislativo nº 2/2025, que declara de utilidade pública o Hospital Maternidade de Novo Horizonte do Sul, mantido pela Associação Beneficente local, destacando sua importância regional na saúde materno-infantil. O projeto foi aprovado por unanimidade.
Diversos pareceres das comissões (CCJ, CFS e CFR) foram lidos e todos aprovaram os projetos em análise, confirmando sua conformidade com os requisitos legais, econômicos e regimentais.
Indicações dos Vereadores
- Vereadora Inês do Carlitão (PSDB) solicitou à AGESUL e ao Poder Executivo a construção de acostamentos:
- Na BR-475, próximo à entrada da Linha Boa Sorte, visando prevenir acidentes.
- Em pontos de ônibus escolares, para segurança das crianças.
- Drenagem de águas pluviais na rodovia MS-475, que tem causado danos à propriedade rural de moradores.
- Criação de acostamento para ônibus escolar no mesmo trecho.
Ordem do Dia – Votações Aprovadas
- Projeto de Decreto Legislativo nº 2/2025: Declara de utilidade pública o Hospital Maternidade de Novo Horizonte do Sul.
- Projeto de Lei nº 4/2025: Denominação da rua “Pioneiro Agenor Alves Pereira”.
- Projeto de Lei Complementar nº 8/2025: Concede reajuste salarial aos servidores públicos municipais (exceto magistério) e conselheiros tutelares.
- Projeto de Lei nº 10/2025: Estabelece as Diretrizes Orçamentárias do município.
- Projeto de Lei nº 11/2025: Autoriza a inclusão de despesas no orçamento vigente.
Encerramento
O presidente Luiz Dilmar agradeceu aos presentes, especialmente aos representantes da APAE, e anunciou a ausência de solenidades devido ao falecimento da Sra. Clarice. A sessão foi encerrada com um minuto de silêncio em sua homenagem.