RESUMO DA 4ª SESSÃO ORDINÁRIA

RESUMO DA 4ª SESSÃO ORDINÁRIA

RESUMO DA 4ª SESSÃO ORDINÁRIA



Confira na íntegra a 4ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Novo Horizonte do Sul que foi transmitida pelo facebook, CLICANDO AQUI.



ABERTURA E LISTA DE PRESENÇA

 

No dia 07/03/2022, às 19:30:00, em sua sede, à Av. Marcos Freire, 762 – Blocos 2 reuniram-se em reunião ordinária os Vereadores da Câmara Municipal de Novo Horizonte do Sul.”

 

"Assumindo a presidência o Vereador ADEMIR DE OLIVEIRA, secretariado pela Vereadora Prof.ª NALVA, ficando assim constituída a Mesa Diretora para a condução dos trabalhos:

 

PRESIDENTE: ADEMIR DE OLIVEIRA;

PRIMEIRA-SECRETÁRIA: VEREADORA NALVA;

SEGUNDO-SECRETÁRIO: VEREADOR ALEMÃO;

VICE-PRESIDENTE: LUIZ DA SAÚDE.

 

Verificando a lista de presença a Sra. Secretária constatou o comparecimento dos seguintes parlamentares, de acordo com suas respectivas representações partidárias com assentos na Câmara Municipal, assim partidariamente distribuídos:

 

Vereador(a) - ADEMIR DE OLIVEIRA-PSDB (Presente);

Vereador(a) - ALEMÃO-PSDB (Presente);

Vereador(a) - INÊS MARIA ALVARENGA ALVES-PSDB (Presente);

Vereador(a) - JOSÉ FERNANDES SOUZA-PTB (Presente);

Vereador(a) - LUIZ DA SAÚDE-MDB (Presente);

Vereador(a) - PAULO ROBERTO SILVEIRA-PSDB (Presente);

Vereador(a) – PROF.ª NALVA-MDB (Presente);

Vereador(a) - PROF.ª REGIANE-PSDB (Ausente);

Vereador(a) - ROBERSON MIOTTI-PSL (Presente);

APURAÇÃO DO QUORUM: Ausente(s) 1 Vereador(es); Presente(s) 8 Vereador(es).”.

 

Após verificado o quorum para iniciar os trabalhos, o Sr. Presidente Vereador ADEMIR DE OLIVEIRA deu início aos trabalhos da 4º SESSÃO ORDINÁRIA de 2022, onde houve a Execução do Hino Municipal e também solicitou a(o) Vereador Roberson Miotti que fizesse a leitura de um trecho bíblico.

O Sr. Presidente após conferindo o disposto no Art. 148 do Regimento Interno, e, constatando quorum suficiente passou para o expediente para que desse cumprimento ao art. 149 do Regimento Interno.”

 

LEITURA DA ATA DA SESSÃO ANTERIOR

 

O Sr. Presidente determinou a leitura da ata da sessão anterior que submetida em discussão e após em votação foi aprovada.”

 

LEITURA DE EXPEDIENTES LEGISLATIVO

 

Foram lidas e apresentadas as seguintes matérias no expediente:

 

  • Indicação nº 5, de: 04/03/2022 de autoria do vereador LUIZ DA SAÚDE; Destinatário: ALDENIR BARBOSA DO NASCIMENTO; - Viabilização da entrada e saída dos alunos do CEI - Centro de Educação Infantil Luan Kaiber Miranda.

 

  • Indicação nº 6, de: 07/03/2022 de autoria do vereador ALEMÃO; Destinatário: ALDENIR BARBOSA DO NASCIMENTO; - Para que seja disponibilizado um ônibus para atender os eventos das Comunidades Religiosas.

     

  • MENSAGEM AO PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 1, DE 21 DE FEVEREIRO DE 2022 de autoria do Poder Executivo, protocolado sob o NIREG nº 000039, com Processo Legislativo nº 02.100.000021.000039.01 que: “Altera o quantitativo da Lei Complementar n. 86, de 6 de junho de 2019”.

     

  • MENSAGEM AO PROJETO DE LEI 001/2022 - Autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito com a(o) INSTITUIÇÃO FINANCEIRA, com a garantia da União e dá outras providências.”

 

 

TRIBUNA E ENCERRAMENTO

 

O Sr. Presidente solicitou junto a Sra. Secretária se havia algum vereador inscrito para o uso da tribuna.

Constatou a Sra. Secretária que havia a Vereadora Nalva e a Vereadora Inês inscritas para o uso da tribuna.

 

A Vereadora Nalva no uso da tribuna cumprimentou os nobres Vereadores, o Sr. Presidente, público presente, funcionários da Casa Legislativa e os seguidores das redes sociais.

 

Em seu relato destacou:

 

- “Quero falar um pouquinho da Educação, estive fazendo algumas visitas neste fim de semana e ouvindo Pais e Professores, estamos saindo de uma pandemia, voltando às aulas presenciais e hoje as salas se encontram muito lotadas. Temos salas do ensino fundamental com 35 a 38 alunos, salas do ensino médio com até 40 alunos. A minha solicitação hoje, a pedido da população e de nossos pais e professores é que o Secretário reavalie para que possamos dividir algumas turmas. Até porque nossos alunos tiveram quase dois anos de aulas remotas e hoje o professor para pegar uma sala de primário com 38 alunos fica difícil. Então que seja avaliado com bastante carinho esse pedido e que as salas mais lotadas que sejam divididas. “

 

Também comentou sobre a qualidade das estradas:

 

- “Quero também parabenizar a Secretaria de Obras e Infraestrutura, pois estou indo praticamente todos os fins de semanas ao assentamento São Sebastião onde moram meus pais e a estrada pra lá até a divisa do município de Ivinhema está de parabéns.”

 

Em relação a votação do Decreto de Utilidade pública Municipal salientou:

 

- “Quero também agradecer a vocês vereadores em nome da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, pela votação ágil que foi nosso Decreto de utilidade pública Municipal. Através dele conseguimos o Decreto Estadual, então somos umas das primeiras (APAE) do estado que está regularizada no âmbito estadual de utilidade pública. Agradeço a pedido do nosso Presidente José Luiz Forte Filho, (Zezé).”

 

Também deu boas-vindas ao Dr. Lucas Vinícius de Souza Franco que tomou posse do cargo de Assessor Jurídico:

 

- “Quero também dar nossas boas-vindas ao Assessor Jurídico Dr. Lucas, pois para nós vereadores é uma grande vantagem em que as comissões podem estar tirando suas dúvidas dos projetos que chegam nessa Casa.”

 

Finalizou destacando sobre o Dia Internacional da Mulher:

 

- “E por último quero Parabenizar a todas as Mulheres do nosso Município, porque amanhã é o dia Internacional da Mulher e falar que a vida da mulher não é fácil. Eu tive uma infância muito difícil, pois eu vim de uma família muito humilde e nunca pensei estar aqui hoje, pois durante minha vida de solteira fui empregada doméstica e com muito orgulho. Trabalhei em fazendas na região do Município de Amandina, fui carvoeira até os 18 anos. Até me emociono, porque sei que meus pais estão me assistindo agora. Cheguei a Novo Horizonte do Sul em 1990 e meu primeiro emprego na Educação foi como Merendeira e com muito orgulho. Respeito à classe delas, pois sem merendeiras e zeladoras uma escola não funciona. Fui Professora na linha Gaúcha, Porteira e Erveira. E continuei meus estudos com muita dificuldade, me formei em Pedagogia, Letras e fiz Pós-graduação. Trabalhei também na Escola Municipal; na pré-escola, jovens e adultos e ensino médio e portanto, mulheres, nunca tive medo de enfrentar nenhuma das batalhas que me foram oferecidas. No ano de 2000, ajudei na fundação da APAE, onde estou lá até hoje. Nossa APAE tem 22 anos e é uma instituição que presta serviço a 54 famílias e lá foi onde eu me identifiquei. Porque eu falo um pouquinho de mim? Porque nós mulheres muitas vezes temos medo do que a gente não deveria ter! Me tornei vereadora em 2008, vice-prefeita em 2012, fiquei fora da política por problemas de saúde e retornei a esta casa em 2020. E agradeço a Deus! Sempre digo as mulheres com quem convivo que devemos ocupar nosso espaço. Hoje nossa Câmara é composta por três mulheres e lugar de mulher é onde ela quiser! Deixo meu agradecimento a todas as mulheres do Município e os meus parabéns.”

 

No uso da tribuna a Vereadora Inês também iniciou sua fala cumprimentando os vereadores, os internautas e todos os presentes e fez seu relato:

 

- “Sou uma Brasiguaia com muito orgulho, na época que chegamos aqui as coisas eram muito difíceis, mas consegui estudar. Meu primeiro trabalho foi na área da saúde, fiz muitos partos embaixo do barraco de lona. Também fui merendeira e é um trabalho digno, voltei para a área da saúde e me formei em Biologia e hoje estou aqui como Vereadora. Venho aqui Parabenizar todas as mulheres do nosso Município”.

 

Para finalizar o Presidente em nome de todos os vereadores parabenizou as mulheres pelo seu dia e disse:

 

- “Sintam-se homenageadas pelas vereadoras que usaram suas próprias histórias de vida pra homenagear vocês, mulheres.”

 

Comentou também sobre a posse do Dr. Lucas Vinícius de Souza Franco no cargo de Assessor Jurídico:

 

- “Comunico que após um longo trabalho de três anos cumprindo uma exigência do Ministério Público contamos hoje com a instalação da Assessoria Jurídica.”

 

Depois de cumprido o tempo destinado ao uso da tribuna, o Sr. Presidente convocou os vereadores para próxima Sessão Ordinária e declarou encerrada a sessão.